Nossa História.

                       COLÉGIO ESTADUAL EDILSON FREIRE - MARACÁS - BAHIA
                                                       NOSSA HISTÓRIA

O Colégio Estadual Edilson Freire foi fundado em dezembro do ano de 1998 como Escola Estadual Edilson Freire, funcionando apenas com o Ensino Fundamental e atendendo a clientela dos bairros Airton Sena e Irmã Dulce, estendendo-se a outros bairros, incluindo alunos de zona rural. Desde lá, a escola tentou desempenhar um trabalho voltado para a qualidade do ensino, como uma escola que abre as portas para o futuro contribuindo para a formação do cidadão participativo na sua comunidade e no mundo. Durante este tempo, a escola tem participado de vários eventos e promovido muitos trabalhos culturais envolvendo alunos, pais e comunidade, ao ponto de ser referência na comunidade maracaense.
No ano de 2002, devido a procura de alunos que queriam permanecer na escola, até para não ter que sair do seu bairro para localidades mais distantes, a comunidade e todos os segmentos em torno da educação, solicitaram que se oferecesse também o ensino médio. Nesse mesmo ano, junto a Direc 13, a escola recebeu autorização para funcionar com algumas salas com este nível de ensino. Então, esta passou a ser o Colégio Estadual Edilson Freire. Três anos depois, segundo a Port. 6167 do D.O. de 06/05/2005 (seis de maio de dois mil e cinco 2005), o Colégio Estadual Edilson Freire ficou autorizado a trabalhar com o Ensino Médio que é oferecido a 7 turmas no período matutino, 7 no período vespertino e  a 3 no período noturno.
Nesse período o Colégio vem preservando sua qualidade de ensino e fazendo várias reformas na estrutura física e administrativa.
Desde o início do ano de 2010 o Colégio oportuniza a comunidade a formação de três turmas de curso profissionalizante com Ensino Médio Integrado (Técnico em Agricultura).
A partir de sua fundação até o presente momento, o Colégio vem matendo parceria com a Prefeitura Municipal de Maracás que supre a carência de pessoal com funcionários administrativos e de limpeza dos seus quadros. Hoje, contamos com uma demanda de 528 alunos matriculados e frequentando as aulas, sendo que mais de 60% dessa clientela são alunos que residem na zona rural. Estamos convictos de fazer o possível para garantir uma qualidade de ensino, respeitando a cultura de cada um e sua realidade.