Projeto Político Pedagógico.

COLÉGIO ESTADUAL EDILSON FREIRE
Avenida Brasília, nº. 1185 – Bairro – Ayrton Senna.
TEL: (73) 3533-2787/2531 – Maracás – Bahia


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO



Organograma da escola



ÍNDICE

JUSTIFICATIVA....................................................................................04
OBJETIVOS DA PROPOSTA............................................................... 04
CARACTERIZAÇÃO DAS MODALIDADES DE ENSINO.................05
PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA.... 06
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL............................................08
OBJETIVO GERAL................................................................................12
ESTRUTURA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO...................................13
ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA.........................................................14
CALENDÁRIO ESCOLAR....................................................................16
AVALIAÇÃO DO DESENPENHO ESCOLAR.....................................17
RECUPERAÇÃO....................................................................................18
CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA.........................18
AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO.......................................18
BIBLIOGRAFIA......................................................................................19
ANEXOS

   
  
I - JUSTIFICATIVA

A sociedade atual vem passando por profundas transformações, principalmente no avanço da tecnologia e os meios de comunicação de massa. Nota-se que a sociedade do futuro será a do conhecimento exigindo uma nova escola: inclusivas, dinâmicas e diferentes, que possibilite acontecer socialização, o respeito mútuo e o desenvolvimento de valores éticos e a solidariedade, principalmente em nosso, jovem, exposto hoje a uma sociedade muito mais competitiva e individualista. Portanto a ação educativa da Escola Estadual Edilson Freire situa-se num complexo filosófico de valores e na visualização de objetivos a serem atingidos. Nesse aspecto as experiências que a escola proporciona aos alunos conduzindo-os no processo de ensino – aprendizagens constituem a preocupação central da Sociedade Educacional. Tendo em vista que dessas experiências a escola pode desempenhar os duplos papéis aparentemente antagônicos, de agir sobre os jovens transmitindo-lhes a herança cultural e preparando-os para serem verdadeiros agentes de mudança social.
Este documento é um instrumento em que se define a linha político-pedagogica da Escola Estadual Edílson Freire, em sintonia com todo pessoal envolvido no plano educacional dessa unidade.
Com a elaboração desta Proposta Pedagógica a escola se propõe:
- a ministrar uma educação integral, integrada e integrante;
- a formar o jovem para a liberdade, para a opção e para o compromisso;
- a orientar o educando a assumir uma escala de valores humanos e cristãos, habilitando-o para o exercício livre e responsável de sua cidadania.
- nortear uma prática pedagógica que reflita as reproduções do cotidiano de nossa realidade social;
- dar ao aluno consciência de si e do coletivo;
- buscar a construção do saber, vivenciando a formação com uma linha pedagógica definida pela participação coletiva e integrada de todos os segmentos.

II – OBJETIVOS DA PROPOSTA

Nesse sentido, a Proposta Pedagógica da Escola Estadual Edílson Freire objetiva:

  • Possibilitar a formação de uma consciência social responsável, no sentido de desenvolver em cada aluno o solidarismo e a lealdade à coletividade, bem como sua capacidade crítica, criativa e comunicativa;
  • Preparar o aluno para participar do processo político, econômico, social e cultural do país e do nosso Estado, como cidadão responsável e futuro profissional competente;
  • Tornar cada individuo sujeito do seu próprio desenvolvimento, comprometido com o processo de desenvolvimento da comunidade e engajado na construção do futuro;
  • Utilizar métodos ativos objetivando desenvolver a critica, a reflexão e a criatividade do educando;
  • Dar oportunidade ao aluno de exercitar práticas democráticas por meio de estimulo a livre expressão de idéias e sentimentos, respeitando a individualidade de cada aluno como pessoa humana e de livre arbítrio.
  • Proporcionar ao educando um processo educacional à sua realidade, (festas folclóricas, teatro, dança, encontros de formação, seminários, aulas-passeios, etc.) enfatizando o desenvolvimento de habilidades mentais de modo tradicional ou moderno, conforme a melhor forma para o aprendizado. 

III – CARACTERIZAÇÃO DAS MODALIDADES DE ENSINO

Dentro dessa concepção os currículos do Ensino Fundamental e Médio trabalhados na Escola Estadual Edilson Freire procuram oferecer aos estudantes, elementos que lhes são revelados sempre com o propósito de que alcancem a realização pessoal. Procura-se abrir espaço para a pratica curricular a partir de suas experiências, interesses e necessidades.
O ensino Fundamental é caracterizado pelo desenvolvimento de habilidades mentais com intensificação de técnicas pedagógicas que propiciem o desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e criativo do aluno, enriquecendo suas experiências. Nele ocorrem de forma crescente a aquisição e sistematização de informações.
Quanto ao Ensino Médio, foi implantado de forma gradativa observando os princípios de continuidade, entrosamento e vinculação com o Ensino Fundamental.
Intencionalmente, procura-se ampliar os conhecimentos dessa clientela, através de atividades diversificadas e organizadas a expansão e o enriquecimento das informações recebidas.

3.1 Aspectos sociais, econômicos, culturais e geográficos.

Os recursos que a escola dispõe são divididos em três vertentes com sistema de controle diferentes e vem para cobrir despesas de manutenção, ampliação e compra de merenda, sendo eles provenientes de: Caixa Escolar – destinado a compra de material didático, manutenção, pequenos reparos e outros; FAED/PNAE – destinado à compra de merenda escolar. FAED – destinado a compra de material didáticos e manutenção. PDE – equipamentos e demais que venham a melhorar a qualidade de ensino.
A maioria dos alunos mora na zona rural, tendo um nível socioeconômico baixo, a maioria desempregados, mas possuem uma perspectiva de alcançar um nível melhor, e realizar os seus sonhos. Em relação a seu nível cultural,  apresenta uma cultura que passada de geração a geração, estando em desenvolvimento outro tipo de cultura: o hábito de ler, falar, habilidades e potencialidades entre outros.

3.2 Condições físicas e materiais.

Fundamentando nesta concepção de educação e considerando que para atingir essas dimensões educacionais, imprescindíveis se faz boas instalações físicas do ambiente escolar para melhor servir a sua clientela e atingir os objetivos prescritos no Regimento Escolar.
Dessa forma, o Ensino Fundamental – 7ª e 8ª séries funcionam em salas adequadas, com infra-estrutura que atende aos padrões legais exigidos para uma escola de boa qualidade. O Ensino Médio é ministrado em salas, com exigências legais, em escala avançada de desenvolvimento construção civil.
A escola apresenta 07 salas de aula, com quadro branco e mural, 01 mesa para o professor, quarenta e cinco carteiras. O Colégio ainda oferece 01 biblioteca, 01 quadra poli esportiva, 01 pátio coberto, 01 sala de vídeo/videoteca, 01 laboratório de informática, 01 laboratório de química, 01 deposito, 04 banheiros de alunos, sendo 02  adaptados para portadores de necessidades especiais, 04 banheiros para funcionários, 01 refeitório, 01 cozinha em construção, 01 sala de diretoria, 01 sala de professores, 01 secretaria. Apresenta uma excelente condição de conservação e limpeza e as salas de aula comportam a quantidade de alunos matriculados neste estabelecimento. Quanto as instalações sanitárias e elétricas foram restauradas e estão muito boas.
O mobiliário das salas de aula está muito bem conservado, as salas são arejadas e bem iluminadas conforme as exigências do CEE 427/78 e 502/78.
A escola apresenta duas salas especiais: a sala de informática, com 15 computadores, 01 skaner, 01 impressora a laser. Atende a todos os alunos da escola, em horário normal; e uma sala de leitura a qual este ano foi priorizado no PDE.
Quantos às salas de administração têm 01 diretoria, um ambiente agradável. Não há salas de supervisão, há 01 sala para coordenação. Só que a escola não tem coordenador pedagógico, o qual já foi solicitado em vários ofícios ao órgão competente. Tem uma sala de professores, com um computador, som, retro projetor, uma estante com revistas, periódicos, jornais, dicionários e outra estante com diários de classe, PDE, regimento escolar, livro de freqüência diária e freqüência de AC, entre outros.

3.3 Caracterização dos elementos humanos

A escola tem 01 diretor, 02 vice-diretores, 16 professores, 05 agentes de portaria, 02 porteiros, 01 auxiliar de secretaria, os quais são cedidos pela prefeitura do município em parceria com o governo do estado.
Alguns professores têm carga horária de 40 horas, outros têm 20 horas. São 14 professores efetivos e 02 contratados pelo REDA. São 14 professores com graduação, e os demais ainda estão cursando faculdade. Por isso, eles têm a autorização precária para atuar no E. M. devido a carência de pessoas com graduação no município. A distribuição de classes é feita de acordo com a competência e habilidade do professor em relação à disciplina.

3.4 Breve história da Escola

A escola Estadual Edilson Freire CEE 28/12/98 – 9614, situada à Avenida Brasília, nº. 1185, Bairro Ayrton Senna, Maracás – Bahia, funciona com 02 turmas, ensino fundamental (7ª e 8ª série) e ensino médio (1ª , 2ª e 3ª séries), sendo 75 alunos do ensino fundamental e 520 do ensino médio, num total de 595 alunos. O nome do Colégio é uma justa homenagem ao professor Edilson Freire que ocupou diversos cargos na área publica. Graduado em Administração para o Desenvolvimento pela University of Connecticut (USA) exerceu, entre outros, os seguintes cargos: Secretário Estadual da Administração (91/94), Vice-Reitor Acadêmico e diretor da Escola de Administração de Empresa da UCSAL (89/90). É professor adjunto da Escola de Administração da UFBA e titular da escola de Administração de empresas da UCSAL. Secretário Estadual no período 1995 – 1998, sempre desempenhou suas funções com competência e alto espírito publico.

IV – PRINCPÍPIOS FUNDAMENTAIS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

A concepção da Proposta da Unidade Escolar é perseguida como um ideal e concretizada a partir do direcionamento das linhas mestras que norteiam suas ações pedagógicas e que repousam em quatro princípios fundamentais:
  • O principio do compromisso com os anseios de sua clientela;
  • O principio do compromisso com a construção do futuro;
  • O principio do compromisso com a realidade;
  • O principio do ensino centrado no aluno: EDUCAR e FORMAR, envolvendo seus principais elementos: ESCOLA, PROFESSOR, ALUNO, COMUNIDADE e COLEGIADO ESCOLAR, numa GESTÃO DEMOCRÁTICA.
Estes princípios exprimem o conceito de educação que preside a idealização das propostas educativas dessa escola, com base nos preceitos da Escola Novista e Crítico-social dos Conteúdos, nosso referencial teórico-filosófico, que preconiza uma educação centrada no desenvolvimento crítico e eficaz do aluno, através da cooperação, organização, autonomia, comunicação e afetividade.

V – ATIVIDADES DA ESCOLA

Procurando atingir essa dimensão educacional a Unidade Escolar Estadual Edilson Freire desenvolve suas atividades técnico-docentes e administrativas, elaborando constantemente, documentos contendo orientações técnico-pedagógicas e informativas, dirigidas a todos quantos têm sob sua responsabilidade a vivencia das experiências curriculares, adaptando-as às condições do aluno, da escola e da comunidade extra-escolar.
Dessa forma, esses documentos procuram orientar o desenvolvimento dos currículos e programas, sob os princípios da dinâmica e da flexibilidade, compreendendo a problemática global que vai desde dos conteúdos programáticos a serem trabalhados à metodologia e tecnologia do ensino ministrado. Essas informações constituem-se grande relevância para o docente.

4.2 Perfil do nosso professor/educador

O professor da Unidade Escolar é acima de tudo um EDUCADOR. É aquele elemento estimulador, orientador e organizador dos multi-meios para facilitar e efetivar a aprendizagem. É dinâmico e autêntico no trato com o educando; analisa e questiona com o aluno suas idéias, respeitando seu ponto de vista, nunca impondo o seu, como educador. A rigidez tradicional do docente é substituída pela liberdade de expressão do alunado, condição indispensável à criatividade.

4.3 Preparação do corpo docente

Dentro desses parâmetros a Escola Estadual Edilson Freire tem o cuidado de permanentemente, reunir-se com seu corpo docente para juntos analisarem, discutirem e decidirem as ações pedagógicas que busquem o maior envolvimento do aluno e consequentemente seu crescimento humanístico, critico e consciente.

4.4 Perfil do nosso educando

O aluno da Escola Estadual Edilson Freire é o centro de todo o processo de ensino-aprendizagem e é incentivado sempre, à descoberta e à valorização do trabalho. Nessa concepção ele APRENDE a APRENDER. O ato de ensinar cede lugar ao ato de aprender, e o aluno torna-se cada vez menos objeto e cada vez mais sujeito de sua própria educação.
A ação do professor é de suma importância para sua pratica curricular transformadora.
O processo educativo desenvolve-se pela participação efetiva do aluno, desde a fase do planejamento das ações, sua execução, favorecendo um ambiente cooperativo.
Assim temos: exposições, feiras, excursões, organizações de palestras, seminários e encontros; visitas de pessoas para conferencias dentro do centro de interesse da disciplina e dos conteúdos abordados; visitas a entidades e espaços livres da cidade e de outros municípios; pesquisas, exploração e dramatização de textos; experiências em laboratórios; práticas esportivas, dentre outras. Todas essas atividades são executadas de conformidade com um conteúdo básico a ser seguido em cada disciplina e em cada série. Isso, porém, não impossibilita e nem invalida o envolvimento de professores de disciplinas afins.

A)    Na dimensão pessoal:
·         Uma pessoa livre e responsável capaz de assumir seu próprio projeto de vida. Integrando nele suas aspirações e desejos, suas possibilidades reais e seus deveres;
·         Uma pessoa que quer dar um sentido à sua vida e que aspira a sua maturidade.
·         Uma pessoa que valorize sua própria dignidade e está interessada no seu desenvolvimento;
·         Uma pessoa consciente de suas condições peculiares, suas qualidade e limitações e disposta a se deixar orientar e a optar responsavelmente.

B)    Na dimensão comunitária:
·         Uma pessoa aberta aos outros, consciente do valor deles e opta a construir a comunidade com sua colaboração;
·         Uma pessoa de juízo critico e sadio capaz de dialogar e trabalhar com os demais;
·         Uma pessoa que sabe integrar-se responsavelmente na comunidade em qualquer nível, local, nacional e até internacional, contribuindo para melhorá-lo;
·         Uma pessoa situada na cultura do seu povo e ao mesmo tempo aberta a outras culturas e aos problemas de sue tempo e do mundo.

4.5 Relação Escola X Família

A Escola também exige e faz com que a família de nosso alunado participe do trabalho pedagógico. Reuniões são realizadas com os pais e professores, discussões de problemas e apresentação de sugestões são acolhidas pelos professores e direção da escola respeitando-se sempre as peculiaridades e necessidades do aluno, do grupo, do meio e do momento atual que vivemos.

4.6 Integração

Entretanto, para a concretização de uma Proposta Pedagógica desse nível, cuja força de trabalho técnico-pedagógico e administrativo é muito acentuada e forte, necessário se faz a mobilização de todos os propósitos dentro de um compromisso sério na prestação dos serviços educacionais que são oferecidos, num esforço conjunto de uma escola que acredita no valor que cada um tem, respeitando sua unicidade, embora inserido num grupo.

VI – DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL

A escola Estadual Edilson Freire CEE 28/12/98 – 9614, situada à Avenida Brasília, nº. 1185, Bairro Ayrton Senna, Maracás – Bahia, funciona com 02 turmas, ensino fundamental (7ª e 8ª série) ensino médio (1ª , 2ª e 3ª séries), sendo 75 alunos do ensino fundamental e 520 do ensino médio, num total de 595 alunos. O nome da Escola é uma justa homenagem ao professor Edilson Freire que ocupou diversos cargos na área publica. Graduado em Administração para o Desenvolvimento pela University of Connecticut (USA) exerceu, entre outros, os seguintes cargos: Secretário Estadual da Administração (91/94), Vice-Reitor Acadêmico e diretor da Escola de Administração de Empresa da UCSAL (89/90). É professor adjunto da Escola de Administração da UFBA e titular da escola de Administração de empresas da UCSAL. Secretário Estadual no período 1995 – 1998, sempre desempenharam suas funções com competência e alto espírito publico.
A escola tem 01 diretor, 02 vice-diretores, 16 professores, 10 agentes de portaria, 02 porteiros, 03 auxiliares de secretaria. É mantida pelo governo do Estado, mas, os agentes de portaria, o porteiro e os auxiliares são cedidos pela prefeitura do município.
Quanto à estrutura escola apresenta 06 salas de aula, com quadro branco e mural, 01 mesa para o professor, quarenta e cinco carteiras, 01 biblioteca, 01 quadra poli esportiva, 01 pátio coberto, 01 sala de vídeo/videoteca, 01 laboratório de informática, 01 deposito, 10 banheiros de alunos, 04 banheiros para funcionários, 01 refeitório, 01 cozinha, 01 sala de diretoria, 01 sala de professores, 01 secretaria. Apresenta uma excelente condição de conservação e limpeza e as salas de aula comportam a quantidade de alunos matriculados neste estabelecimento. Quanto às instalações sanitárias e elétricas são muito boas.
O mobiliário das salas de aula está muito bem conservado, as salas são arejadas e bem iluminadas conforme as exigências do CEE 427/78 e 502/78.
Na secretaria observam-se as instalações, o espaço disponível, o mobiliário e os equipamentos, tudo está favorável ao bom desempenho do trabalho dos funcionários. Mas, há uma carência de funcionários, apesar de ser solicitado muitas vezes através de ofícios ao governo do Estado. A escola apresenta dificuldades diante disso, pois os três auxiliares de secretaria cumprem uma carga horária de 20 horas, não dão conta de atender a todos os trabalhos. Assim também a biblioteca, pois não tem um bibliotecário, o que impede o perfeito desempenho da Unidade Escolar, sendo que foi registrado no PDE. Na escola também se encontra um auxiliar que trabalha voluntariamente.
O arquivo é bem organizado, tem um armário para o arquivo morto, 01 para o arquivo vivo e 01 para os prontuários individuais dos alunos, os quais contêm todos os dados pessoais dos alunos, notas e observações.
O diário de classe é por turma, sendo que um é para freqüência dos alunos e outro para registrar as notas. É importante que as notas sejam registradas na caderneta com precisão e logo ao termino de cada unidade, pois esses resultados são registrados na ficha individual do aluno que fica no prontuário, a qual será utilizada também para o preenchimento das atas de resultados finais. Com um diário de freqüência para todas as disciplinas, fica mais fácil de detectar os alunos faltosos e com isso, pode-se perceber que não há muitos alunos faltosos. E os casos especiais de maior quantidade de falta, os padrinhos das salas juntamente com os lideres se reúnem e formam uma comissão e vai a casa desses alunos saber quais as causas das faltas à escola.
Alguns professores e alunos fazem parte do Caixa Escolar e Colegiado Escolar. Eles acompanham na licitação e compras.
A escola apresenta duas salas especiais: a sala de informática, com 11 computadores, 01 skaner, 01 impressora a laser. Atende a todos os alunos da escola, em horário normal; e uma sala de leitura a qual este ano foi priorizado no PDE.
Quantos às salas de administração têm 01 diretoria, um ambiente agradável. Não há salas de supervisão, há 01 sala para coordenação. Só que a escola não tem coordenador pedagógico, o qual já foi solicitado em vários ofícios ao órgão competente. Tem uma sala de professores, com um computador, som, retro projetor, uma estante com revistas, periódicos, jornais, dicionários e outra estante com diários de classe, PDE, regimento escolar, Projeto Pedagógico, livro de freqüência diária e freqüência de AC, entre outros, há também armários menores, sendo 01 para cada professor.
Em relação à organização geral da escola, pode-se dizer que é colegiada, democrática e participativa. A convivência e relacionamento são pautados em princípios de responsabilidade individual e coletiva, de solidariedade, de liberdade, de direito, ética, autonomia entre outros. A direção se ocupa na administração geral, havendo sempre democratização de informação.
No que diz respeito ao funcionamento da rotina escolar, o número de vagas, é estabelecido de acordo com  o numero existente por série, o critério de distribuição é feito pela região em que mora (muitos alunos são da zona rural e ele pedem sempre para ficar na mesma sala) e por idade, levando em conta a necessidade do aluno e da comunidade, não existe restrições e exigências descabidas na matrícula. Durante o ano letivo há remanejamento por sala, isso acontece quando o aluno não se adaptou a determinada turma e pede para trocar, ou quando consegue emprego e necessita mudar o turno de estudo.
Para melhor funcionamento da escola, foi feita uma eleição para escolher os lideres das salas e os padrinhos das turmas. Estes por sua vez, contribuindo sempre nas presentes decisões. Foi escolhido pelos professores um articulador de cada área, que se organizam para o planejamento e orientação. O trabalho dos professores é interdisciplinar. Existem grupos de estudos e reflexões sobre a prática docente e temas que muitos têm dificuldades como: ética, competência e habilidade do ensino médio, PCNs entre outros.
Alguns professores têm carga horária de 40 horas, outros têm 20 horas. São 12 professores efetivos e 15 contratados pelo REDA. Apenas três professores têm graduação, e os demais ainda estão cursando faculdade. Por isso, eles têm a autorização precária para atuar no E. M. devido a carência de pessoas com graduação no município. A distribuição de classes é feita de acordo com a competência e habilidade do professor em relação à disciplina. Quanto o horário é organizado pelos professores e diretor, atendendo as necessidades de cada professor, com direito a AC e dia de folga (para as pessoas que só leciona uma disciplina). Esse horário é fixo. E a carga horária é feita de acordo com os componentes curriculares.
O componente curricular do Ensino Fundamental
Regular, conforme a Adaptação à lei nº. 9394/96 e a resolução CNE/CEB nº. 2/98 do ano 2003, apresenta uma carga horária de 200 dias letivos, sendo 40 semanas letivas, 05 dias e nº. de horas aula/dia 05. Na Base Nacional comum traz Língua Portuguesa – CH. 05. Matemática – CH. 04. Ciências – CH. 03. Geografia – CH. 02. História – CH. 02. Educação Artística – CH. 02. Educação Religiosa – CH. 02. Língua Estrangeira Moderna (inglês) – CH. 02. Jornalismo Escolar – 5ª e 6ª – CH. 02. Serviços Bancários – 7ª – CH. 02. Organização Comercial – 8ª – CH. 02. E Modalidade de Esporte: Voleibol – CH. 06 e Futebol de Salão – CH. 06. Foi homologado em 13/03/2003, pela SEC – DIREC – 13, Resolução CEE nº. 232/95, Portaria SEC nº. 3921/98. Já o componente curricular do E. M. apresenta a Base Nacional comum dividido em: 1 – Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Artes, Educação Física); 2 – Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (Matemática, Física, Química e Biologia); 3 – Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia, Sociologia). Na parte diversificada: Língua Estrangeira Moderna (Inglês) e Introdução à Informática. Não foi homologado ainda por questões burocráticas, além disso, a escola implantou o Ensino Médio este ano.
Na escola existe um conselho de classe por unidade, não para aprovar, mas para refletir sobre a dificuldade do aluno e conscientizá-lo a estudar mais. Isso é realizado com a participação de alunos, pais, professores e direção. Não se realiza a recuperação paralela, pois os professores têm como objetivo recuperar a aprendizagem e não a nota, dessa forma se o aluno não conseguiu atingir o objetivo nas quatro unidades é realizada a recuperação final.
A quadra poli esportiva está em estado precário, mas, foi priorizado no PDE um projeto de reforma para a quadra, o qual solicita a construção de uma arquibancada e vestiário, suporte e cesta para basquete, cobertura e iluminação da quadra, além de outros materiais esportivos (redes, bolas, colchonetes, etc.).
Na escola é constante a atividade extra-classe, primeiro, é elaborado um projeto e depois a ação deste. E com esses projetos, já fizeram excursões para Mucugê, Salvador, etc.).
Os alunos fazem educação física em horário normal (nas aulas da disciplina) e participam de outras atividades físicas em horário oposto: voleibol, futsal, boleado, futebol, teatro, dança, etc.
A quadra e as atividades esportivas desenvolvidas na Escola são abertas à participação da comunidade. Inclusive a escola já ganhou muitos troféus e medalhas em competições com outras escolas, nas modalidades esportivas desenvolvidas pelos alunos.
A escola tem uma fanfarra musical, a BANMEF (Banda Musical da Escola Edilson Freire), composta por 90 componentes da própria comunidade. E o mais interessante é que os instrutores da banda são voluntários e fazem um excelente trabalho.
Na escola não têm grêmio escolar, mas já estão organizando e orientando os alunos a criarem um grêmio, o primeiro passo foi eleger um líder em cada turma para a realização de reuniões e criação do grêmio. Não há também APM.
Na escola não há problemas com indisciplina, quando ocorre algum caso é resolvido pela direção.
A escola distribui merendas no horário do intervalo de 15 minutos, e os alunos gosta muito. A instituição possui uniforme, mas é facultativa, a pessoa que não tem condições financeiras, podem entrar com uma blusa branca, a escola já está organizando a distribuição gratuita de carteira de identificação estudantil dos alunos.
Os professores nas primeiras semanas de aulas fazem um diagnóstico de cada turma, levantando dados e informações necessárias para estruturação dos conteúdos. Depois é realizada a semana pedagógica da cidade, no qual se reúnem todos os professores, que por sua vez, fazem reflexão sobre as turmas e é dividido por escola, dessa forma elaboram o plano de curso. Depois é feito uma reunião na escola com todos os professores (professores, lideres das turmas, pais, colegiado escolar, etc.) e a comunidade para elaboração do PDE, depois é feita a Proposta Pedagógica e os projetos a serem desenvolvidos. É através de reuniões que a escola, escolhe o livro didático, optam por aqueles que melhores leva os alunos à aprendizagem, pautada nos quatro saberes exigidos hoje.  
Existe sim um relacionamento com a Secretária de Educação do Município e Secretaria de Educação do Estado, no qual as informações administrativas, didáticas e pedagógicas são passadas e cumpridas pelas escolas. O portador geralmente é um técnico da Secretaria da Educação do Estado ou do Município, em parceria com a DIREC – Diretoria Regional da Educação. Tem um papel fundamental na parte administrativa e pedagógica.
A escola tem um Regimento Escolar, que foi apresentado aos alunos no inicio do ano letivo e todos os membros da instituição procuram cumpri-lo dentro do possível.
Os recursos que a escola dispõe são divididos em três vertentes com sistema de controle diferentes e vem para cobrir despesas de manutenção, ampliação e compra de merenda, sendo eles provenientes de: Caixa Escolar – destinado a compra de material didático, manutenção, pequenos reparos e outros; FAED/PNAE – destinado à compra de merenda escolar. FAED – destinado a compra de material didáticos e manutenção. PDE – equipamentos e demais que venham a melhorar a qualidade de ensino.
Observa-se também na escola o livro com atas de reuniões e o livro de atas do Colegiado Escolar entre outros, cuja participação nas ações da escola é sempre cobrada pala direção.
No PDE, priorizamos para este ano três problemas:
A deficiência no desempenho da leitura dos alunos.
A falta de funcionários: auxiliares de secretaria, digitadores, bibliotecários e coordenadores pedagógicos.
A precariedade da quadra poli esportiva.
A partir desses problemas, construímos projetos, desenvolvendo estratégias para melhorar o desempenho da leitura dos alunos, incentivar o hábito da leitura com os pais, professores e alunos, atividades que promovam a integração dos pais, professores e alunos, atividades que promovam a integração dos pais colegiado e comunidade na escola, campanhas para ampliar e atualizar o acervo bibliográfico e outros.
Dessa forma a escola pretende transmitir de forma eficaz, dada vez mais saberes e saber fazer evolutivo, baseado nos quatro pilares da educação relacionada com a contemporaneidade, para a construção de competências básicas, que permita o educando construir seu conhecimento e que possa ser participante do mundo do trabalho e com o desenvolvimento da pessoa como “sujeito cidadão”.
Pretende-se trabalhar a deficiência do aluno preparando-o para o mercado de trabalho, sendo assim, a nossa proposta visa o domínio de linguagem; construção de conceitos; tomadas de decisões; capacidade de argumentação e ações transformadoras.
A prioridade da escola está pautada em uma constituição de uma educação que possibilite aos educandos desenvolverem suas múltiplas dimensões do ser humano na perspectiva da formação da cidadania ativa e participativa na transformação social. Para isso, procuramos articular o Ensino Médio ao projeto de leitura, transformando a escola em um espaço de debate e reflexão coletiva sobre a vida, os problemas e avanços das comunidades e a busca de soluções. Como afirma os PCN – 2, p.14 “a linguagem permeia o conhecimento e as formas de conhecer, o pensamento e as formas de pensar, a comunicação e os modos de comunicar, a ação e os modo de agir”. Ela é a roda inventada que movimenta o homem e é movimentada pelo homem. Produto e produção cultural, nascida por força das práticas sociais, a linguagem é humana e, tal como o homem, destaca-se pelo seu caráter criativo, contraditório, pluridimensional, múltiplo e singular, a um só tempo.
Queremos formar alunos, que possam contribuir para a transformação social. Para tanto, a sociedade precisa estar preparada para receber esse tipo de aluno. Vivencia-se no Ensino Médio a preparação para “vestibular”, (mercado de trabalho), dessa forma trabalha-se com a educação básica que pretende desenvolver nos alunos competências e habilidades especificas.

VII – OBJETIVO GERAL

O fundamental de toda educação é a busca constante que as pessoas e os grupos fazem de sua própria identidade. Educar não é transmitir aos outros a forma de ser homem, é, ao contrário, o esforço de cada um para fazer-se homem. O homem se educa. Cada pessoa é agente de seu desenvolvimento e por ele responsável.

6.1 Objetivos específicos:

  • A Escola Estadual Edilson Freire acredita que:
  • A aprendizagem se desenvolve a partir da problematização de situações contextualizadas, levando em conta a visão do mundo e do aluno.
  • A capacidade de analise e síntese e o espírito crítico propiciam ao cidadão a criação de alternativas para solução de problemas.
  • As inovações à teoria e à tecnologia educacional propiciam a participação cada vez mais consciente e criativa no processo ensino-aprendizagem.
  • A sociabilização do aluno se processa através de atividades em grupo.
  • Os saberes reflexivos, construídos mediante permanente problematização da realidade e busca de soluções, produz conhecimento cada vez mais significativo.
  • A ação refletida deve se opor ao imediatismo e ao conformismo.
  • As atividades interdisciplinares reorganizam os conteúdos, superando a fragmentação do conhecimento.
  • A educação é responsável pelas mudanças necessárias e constantes da realidade. 

VIII – ESTRUTURA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO:

Em relação à organização geral da escola, pode-se dizer que é colegiada, democrática e participativa. A convivência e relacionamento são pautados em princípios de responsabilidade individual e coletiva, de solidariedade, de liberdade, de direito, ética, autonomia entre outros. A direção se ocupa na administração geral, havendo sempre democratização de informação.

7.1 Estrutura Pedagógica:

Modalidade de ensino: Fundamenta e Médio
Turnos de funcionamento: Diurno e Noturno.
Horário de funcionamento: 7:30 às 12:00; 13:00 e 19:00 às 23:00 horas.
Numero de turmas: 18
Numero de alunos: 740
Numero de professores: 27

7.2 Estrutura Administrativa:
Direção: Nailde Leal Meira
Vice diretor: Maria Senhora dos Santos Nascimento
Recursos Humanos: Funcionários
Agente público: 10
Porteiros: 02
Auxiliar de Secretaria: 03
Professores: 27

Recursos Disponíveis:
Estrutura Organizacional
Direção
Secretaria
Tesouraria
Professores
Serviços Gerais

Recursos Disponíveis
Os recursos que a escola dispõe são divididos em três vertentes como sistema de controle diferente e vem para cobrir despesas de manutenção e compra de merenda escolar. Provenientes de:
PDDE
FAED/FNDE
PDE

IX – ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA

  1. Currículo Escolar
A palavra currículo tem origem em curriculum que significa, pista de corrida. Dessa forma, quando falamos em currículo Escolar, numa perspectiva processual, podemos nos referir a trajetória de formação do aluno.   
Segundo Sacristán (1998), o currículo faz parte, na realidade, de múltiplos tipos de práticas que não podem reduzir-se unicamente à prática pedagógica de ensino.
O Currículo Escolar deve ser elaborado considerando pontos básicos como princípios éticos da autonomia, responsabilidade e flexibilidade. Deve estar em sintonia com a proposta política legal e como a metodologia e organização do tempo escolar.
A proposta curricular da Escola Estadual Edilson Freire centraliza essencialmente na Base Nacional Comum que é complementada pela Parte diversificada de acordo com a realidade do público escolar.
O Currículo Escolar está distribuído em Currículo do Ensino Fundamental e absorvendo os temas transversais contidos nas Diretrizes Curriculares conforme Parecer 04/98 CEB e Resolução. 02/98 CEB.

  1. Organização Curricular
2.1  Base Comum Nacional

Ensino médio: segundo as diretrizes curriculares, organizamos os Currículos por Área de Conhecimento, distribuindo os componentes curriculares tratadas como disciplina e desenvolvidas por meio da interdisciplinaridade e da contextualização, a saber.

Linguagens, códigos e suas linguagens, códigos e suas tecnologias:
Língua portuguesa
Artes
Educação física

Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias:
Matemáticas
Física química
Biologia

Ciências humanas e suas tecnologias:
História
Geografia

PARTE DIVERSIFICADA

ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

Optamos pela oferta dos conteúdos programáticos de inglês com Língua Estrangeira.
A redação é oferecida destacada da Língua Portuguesa porque visamos desenvolver a expressão escrita, o pensamento produtivo, o raciocínio lógico operativo, o dialogo e o poder do argumento através do domínio da escrita e da pratica da comunicação e da expressão de maneira que o aluno possa expressar suas idéias, sentimentos e o conhecimento adquirido, com segurança.
A literatura é destacada à parte, no Ensino Médio, para que possamos desenvolver mais essa área, dando maior atenção à Literatura Brasileira.

2.2. Desenvolvimento da Proposta Pedagógica:

Operacionalização dos Temas Transversais
Ensino Fundamental

Ética é desenvolvida por todos os profissionais que atuam na escola, a partir da obediência às normas regimentais, aos princípios comportamentais que são adotados no relacionamento entre as pessoas da comunidade escolar, visando o desenvolvimento e a manutenção de hábitos e de atitudes.
Procuramos manter o relacionamento, família-escola em um nível que nos permite levantar, diagnosticar e acompanhar o processo social que o aluno vivencia, através de contatos diretos em reuniões coletivas, encontros individuais, visando reter informações que sirvam de parâmetros para o atendimento ao aluno. São desenvolvidos em sala de aula, por todos os professores, conteúdos formais, integrados aos conteúdos programáticos de suas disciplinas, que visam levar ao aluno a noção de princípios básicos que fortalecem os laços familiares entre seus membros e enaltecem a continuidade do trabalho educacional desenvolvido na Escola em prol da auto-realização do educando.
É oferecido o tema sobre o trabalho, integrado a todos os conteúdos programáticos de maneira que o aluno possa identificar a importância dos conceitos e idéias vistos formalmente em cada conteúdo, para sua vida prática e produtiva. Também são oferecidos através de palestras, encontros e atividades envolvendo áudio e vídeo, especialmente para os alunos da 2ª série do Ensino Médio, orientando-os à escolha vocacional.
De maneira tecnológica interdisciplinar, entendemos que a realização da Feira de Artes e Cultura e os diversos eventos promovidos ao longo do ano ofereçam ao aluno condições reais de contatos diretos com o processo de desenvolvimento em nossos dias. Quanto à tecnologia, dispomos de Laboratórios equipados e modernos, sobretudo na área de informática.
Adotamos o principio, Pluralidade Cultural de Igualdade, a partir do respeito individual das pessoas, sendo à prioridade, descartada qualquer ação que venha a estimular os sentimentos e as atitudes de preconceito manifestadas por qualquer dos membros que compõem a Escola Estadual Edílson Freire. Partindo desta postura ético-social, procuramos incentivar o relacionamento indistinto, prevalecendo os aspectos qualitativos do conhecimento e das bases formativas, no desenvolvimento educacional do aluno e de todos que trabalham na Escola.
A contextualização sobre Cultura é desenvolvida nas disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Artes, Educação Física, História e Geografia. Contudo através dos eventos e das promoções realizadas ao longo de cada ano, temos oportunidade de demonstrar as formas culturais interdisciplinares como reflexos da aprendizagem absorvida pelo aluno.
A expressão escrita, Linguagens e oral, as manifestações verbais e não verbais são estimuladas a partir do desenvolvimento de atividades que envolvem Exposições, Competições, Teatro e Esportes. Mas também são trabalhados, nos conteúdos de Língua Portuguesa, Redação e Língua Estrangeira, as técnicas de formalização da palavra, do argumento, do diálogo, da conversação e, sobretudo do domínio das regras ortográficas e gramaticais do português padrão.
A operacionalização contextual e interdisciplinar dos conteúdos do Ensino Médio é feita através da interdisciplinaridade, da inter-relação entre os professores e suas respectivas disciplinas e através da realização de atividades extra-classe envolvendo todas as disciplinas, serão garantidas as vivencias interdisciplinares dos conteúdos programáticos de maneira que o aluno possa experimentar na prática, o significado dos estudos sistemáticos.
Em nossos eventos demonstramos a integração curricular.
Utilizamos quadras e salões para realização de atividades coletivas envolvendo a participação dos pais e visando o desenvolvimento do pensamento voltado para a vida sadia e para a formação cidadã do aluno com eventos de natureza cívica, recreativa, artística e cultural, como reflexo dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
A contextualização desenvolvidos os conteúdos programáticos anteriormente adotados pela instituição de maneira contextual, visando ao preparo discente para prosseguimento de estudos em nível superior de maneira que o aluno do Ensino Médio de 1 a 3ª séries tenha a oportunidade de aprender conceitos e idéias formais das coisas através de estratégias de ensino sociabilizadoras, grupais, práticas e criativas.
As atividades de laboratórios são oferecidas com o objetivo de colocar o aluno o mais tempo possível, próximo da pratica, de modo que este reconheça a importância da pesquisa, das experiências e das demonstrações com os estudos desses componentes.
A biblioteca escolar necessita ser atualizada, pois, exerce papel preponderante na pesquisa e constituir-se não só de livros, enciclopédias, Atlas e periódicos, mas também de matérias concretos de manipulação direta dos alunos.
Utilizamos as quadras, auditório municipal, ginásio de esportes e os salões para realização de atividades coletivas.

2.3. METODOLOGIA DE TRABALHO

Ø  Planejamento coletivo
Ø  Programação da interdisciplinaridade
Ø  Dinâmicas
Ø  Recreação dirigida
Ø  Trocas de experiências internas
Ø  Produção de material pedagógico complementar visando melhor sucesso no desenvolvimento ensino aprendizagem.
Ø  Atividades com pais e/ou responsáveis
Ø  Reuniões
Ø  Palestras
Ø  Projetos educacionais da escola
Ø  Grupos de estudos

IX – CALENDÁRIO ESCOLAR

O calendário escolar, respeitadas as normas legais, é elaborado pelos profissionais da escola, discutido e aprovado pela direção e professores, cabendo a direção supervisionar o cumprimento das atividades nele previstas. Do calendário escolar consta:
Ø  Data do início e do final do ano escolar;
Ø  Data do início e do final do ano letivo, com no mínimo 200 dias letivos;
Ø  Feriados, férias escolares, dias santificados e recessos;
Visando a integração escola/família/comunidade, observando a necessidade de um processo capaz de impactar a sensibilidade, a inteligência e ação, a busca de respostas e parceria, a escola desenvolve durante o ano letivo os seguintes projetos:

Ø  Feira da cultura
Ø  Festa do Dia da Cidade – participação nas comemorações do aniversário da cidade
Ø  Festa Junina
Ø  Festa Folclórica
Ø  Festa Natalina

Objetivo dos eventos:

Ø  Recreação
Ø  Confraternização
Ø  Apresentação dos trabalhos dos alunos aos pais e à comunidade;

Atividades

Ø  Escolha de um tema
Ø  Desenvolvimento deste tema dentro de um projeto pedagógico
Ø  Ensaios
Ø  Culminância

Dia letivo com Show, Recreação, Missa, Apresentações Artísticas, Desfile no Dia da Cidade, com participação dos alunos e professores.

X – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR

Ø  A avaliação do rendimento escolar visa, especialmente, acompanhar o desenvolvimento do aluno e o aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem.
Ø  A verificação do rendimento escolar compreende a avaliação do aproveitamento, observando sempre a preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Técnicas e formas da avaliação

Do processo de avaliação devem participar as pessoas diretamente envolvidas no processo ensino-aprendizagem.
Vários instrumentos de medida são utilizados: testes, trabalhos individuais ou em equipe, pesquisas, simulado, analise do desempenho do aluno, eventos culturais, devendo o professor seleciona-los de acordo com a natureza da matéria e o tratamento metodológico adotado.
Os instrumentos de avaliação são elaborados pelos professores, eventualmente com a participação do Diretor, de acordo com o currículo desenvolvido.

Periodicidade da avaliação

Os resultados da verificação do rendimento escolar serão levados ao conhecimento do aluno e do responsável de acordo com as datas fixadas pela diretoria da escola.

XI – RECUPERAÇÃO
Os estudos de recuperação destinam-se ao aluno de aproveitamento insuficiente objetivando sanar as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas.
Os estudos de recuperação são planejados cuidadosamente pelo professor, processando-se de preferência no momento em que o aluno manifestar necessidade.
A recuperação é uma estratégia de intervenção deliberada no processo educativo. É uma nova oportunidade para o aluno chegar ao desempenho esperado.
A recuperação sempre acontecerá após o período letivo, com estudos autônomos, dando oportunidade para os alunos que, apesar dos estudos já oferecidos, permanecerem com dificuldades.

XII – CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA

A capacitação dos profissionais da educação será feita das seguintes maneiras:

Ø  Encontros pedagógicos
Ø  Seminários temáticos
Ø  Cursos oferecidos pela SEMEC (Secretaria Municipal da Educação)
Ø  Palestras e Cursos ministrados.
Ø  Entre outros.

XIII – AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO

Ø  Realização de atividades pedagógicas com os professores;
Ø  Realização de reuniões com os coordenadores voluntários;
Ø  Realização de reuniões com o pessoal técnico-administrativo;
Ø  Elaboração de novos projetos que possibilitem as alterações necessárias.


IV – BIBLIOGRAFIA

Ø  LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. Goiânia: editora Alternativa, 2001.
Ø  Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96
Ø  Parâmetros Curriculares Nacionais
Ø  Artigos de revistas especializadas em educação
Ø  Reuniões com direção, professores e colegiado escolar.